Nefrolitíase
(Cálculos Renais ou Pedra nos Rins)

A nefrolitíase (cálculo renal ou pedra nos rins) é uma condição caracterizada pela formação de cristais dentro dos rins a partir de minerais e substâncias orgânicas presentes na urina, como cálcio, fosfato, oxalato, ácido úrico, estruvita e cistina. Esses cálculos podem variar em tamanho e forma, podem ter poucos milímetros ou ocuparem uma parte considerável dos cálices renais.

Diversos fatores aumentam o risco de cálculos renais. Para citar alguns, temos baixa ingestão de líquidos, a dieta desequilibrada (excessiva em sal, proteína animal, em alimentos ricos em oxalato e alimentos ultraprocessados), doenças como diabetes e obesidade, distúrbios metabólicos urinários e histórico familiar também aumentam o risco.

Nem todo cálculo causa sintomas. Geralmente as queixas surgem no momento da migração das pedras pelo ureter (a cólica nefrética). Mesmo pequenas, podem causar dor intensa nas costas, dor no abdome (que pode irradiar para a virilha), náusea, vômito e sangue na urina. Podem ou não causar obstrução nas vias urinárias. O diagnóstico é realizado por meio de dados clínicos, exames imagem (ultrassom e tomografia computadorizada), exames de sangue e urina.

O tratamento emergencial envolve controle da dor e expulsão do cálculo com medicamentos ou intervenção cirúrgica, feita por um Urologista. Indivíduos com cálculos recorrentes e com os fatores de risco citados acima podem se beneficiar de acompanhamento médico e investigação para evitar ou diminuir a quantidade de crises, evitar a formação de novos cálculos e preservar a função renal.